terça-feira, 7 de dezembro de 2010

As Malhadas


Junto um texto  que retirei de um blog de que se junta o link ,porque já há algum tempo tinha pensado em escrever sobre as “malhadas”.
Naquele tempo da nossa meninice o grão do centeio e do trigo eram separados dos caules, “palha”,  através de um processo de batida ou “malhada” num local que era tradicionalmente considerado para o efeito, “a eira”.

A “eira do meu tempo”, já estou como o Assis Pacheco “as belas do meu tempo”, situava-se em frente da casa do sr. António da “Professora”. Isso porque era um local de fácil acesso, de chão mais ou menos plano, resistente mas macio. Esse terreno mais ou menos com 10m por 10m era previamente  limpo , endireitado e revestido por várias camadas de um produto líquido feito com excrementos de boi “bosta” desfeitos em água.  Ora, como estávamos no Verão aquele produto deitado sobre a terra secava com muita rapidez e oferecia, em consistência, um tapete muito macio onde eram colocadas fachas
de cereal  ao lado umas das outras. De seguida, como poderão ver nas fotos em baixo, criavam-se dois grupos de homens para malhar  “o pão”.
Estes dois grupos malhavam à vez gritando algumas palavras ou simplesmente sons
Os instrumentos “Mangueiras” eram feitos com dois paus de madeira. Um estreito e comprido e outro grosso curto, mas pesado. Eram ligados por cabedal para amarrar os paus e ligados entre si por uma pele de enguia já mais velha ou seja pele de eiró .
Esta pele era muito resistente o que permitia um boa charneira entre os paus. . De vez enquanto parava-se para os  aguadeiros darem de beber aos homens ou para estes limparem o suor com os lenços que traziam no pescoço ou nos bolsos.
Naquele tempo a “palha “, ou seja os montes de palha que ficavam eram a delicia dos pequenotes porque permita brincadeiras de muita fantasia.
Ao fim do dia ensacava-se o pão e levava-se para casa nos carros de bois. Á noite havia toque de concertina, e cantava-se o fado serrano
Falta dizer que todo este trabalho era de entreajuda na aldeia. Era trabalho pago com trabalho. Trabalho comunitário.



Sebastião Pires


As Malhadas
As Malhadas era o processo em que se malhavam os vários cereais, utiliando-se para isso um instrumento chamado mangual. Eram feitas sobretudo na Anta, no Castelo e no Sabugueiro. Hoje em dia já poucos são os que semeiam centeio, e o milho é malhado mecanicamente. Abaixo vai a fotografia de um mangual e de uma Malhada na Anta.
Publicada por Mazes em 10:48

Sem comentários:

Contador de Visitas

Acerca de mim