quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A história de uma rua


Quero contar uma história, que me surgiu na consulta ao Blog.
Quando olhei para o mapa de satélite veio-me à memória um assunto que para mim é interessante.
No tempo da última Presidência do Sr. Padre Sousa eu estava no Vale d’Urso e dava aulas em Proença-a-Nova (1982 - 1984).
O Padre Sousa sempre que precisava ia ter comigo à Escola e por vezes batia-me à porta da sala de aula para pedir uma opinião como arquitecto ou para me pedir um trabalho de arquitectura. Nunca me pagou alguma coisa, mais porque nunca lhe pedi do que por outro motivo.
Por exemplo, a recuperação da fonte das três bicas em Proença-a-Nova foi feita com o meu desenho. Havia a hipótese de a deitar abaixo e com o desenho que tem, sobreviveu.
Outros conselhos lhe dei nomeadamente para o Auditório Municipal.
Mas na sequência disto, um dia soube que ele já não se iria recandidatar mais… Vai daí, fui ter com ele e disse-lhe: Sr. Presidente, venho numa missão muito delicada e importante. Nunca lhe pedi nada mas ainda estou a tempo. Preciso que abra uma rua desde a fonte do Vale d’ Urso até à ponte. E ele disse-me que não havendo qualquer concurso não sabia como podia fazer a obra.
Eu disse-lhe que metesse umas máquinas e que quem viesse mais tarde fechasse a porta.
Foi o que aconteceu. Muita confusão na altura… mas… hoje o Vale d’Urso tem uma espinha dorsal que facilita até o trânsito para o Casalinho… e até já está asfaltada….

Sebastião Pires

Sem comentários:

Contador de Visitas

Acerca de mim