quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Os Contos(histórias)no Inverno à fogueira






Tenho saudades da minha infância, da vida que tinha, dos familiares e dos amigos de então. Tenho saudades do Inverno no Vale d’Urso , a aquecer-me à fogueira, quando não tinha que estudar o “vocabulário” e quando toda a gente já tinha comido a “Seia”.
Bom tempo aquele em que as pessoas já entradas na idade possivelmente com a idade que tenho hôje e que me pareciam muito velhos e eu hoje não quero sentir-me velho, mas outros o sentirão de mim. Esses já cheios de experiência, contavam as histórias dos negócios do mercado ou da feira, contavam histórias da “Ceifa”e contavam as histórias dos “Medos” que apareciam de noite no “cano das duas bocas, dos mortos que fugiam dos “esquifes”ou que acordavam e faziam fugir todo o mundo. Histórias da tropa e que normalmente envolviam o cabo ou o sargento da companhia.
A maioria já partiu e agora não se contam histórias á fogueira… A televisão conta-as…pré-fabricadas dos “canos de duas bocas” da América e o Computador liga-nos à Austrália, ao Brasil e aos Estados Unidos em segundos…Vivemos épocas que não adivinhamos lembranças no futuro das nossas crianças… por certo serão outras as histórias…
O Assis Pacheco no Programa “ A Cornélia” dizia sobre as mulheres bonitas que ele conheceu quando era novo “ As Belas do meu tempo”.
Sebastião Pires

Sem comentários:

Contador de Visitas

Acerca de mim